1) Tocar um instrumento musical, faz nossa mente trabalhar de uma forma muito ágil, porque para tocar, temos quer usar nossas mãos de maneiras que não são comuns no dia a dia. E com isso, desenvolvemos muito nossa coordenação motora.
2) Quando tocamos, treinamos a independência das mãos. A mão esquerda, faz as posições (acordes). É com ela que aprendemos a selecionar as notas que queremos no violão e na guitarra. A mão direita, por sua vez, trabalha os ritmos e as batidas. Ela que cria as texturas e swing dos ritmos das músicas.
3) Quando vamos aprender, começamos a decorar as posições e batidas. Depois colocamos na sequência certa, e vamos cantar. Desenvolver essa habilidade (cantar) é muito interessante.
4) Assim como existe a inteligência emocional e o raciocínio lógico por exemplo, a inteligência musical se enquadra lado a lado com essas áreas da vida humana. Somos todos musicais. É muito raro, um ser humano que não goste de música ou ainda não desenvolveu nem que seja o mínimo dessa inteligência.
5) Depois que você já aprendeu a tocar, você começa a controlar a música, e a partir daí tem em suas mãos algo que toca a alma das pessoas, Isso porque a música não fica só com você, você compartilha. Sabemos que a música transforma, e quando é você que tem essa oportunidade, é muito satisfatório.