segunda-feira, 16 de maio de 2022

A construção dos modos gregos

 Nessa sessão eu irei abordar a construção dos modos gregos. Existem 7 tipos de modos:
1) Jônico
2) Dórico
3) Frígio
4) Lídio
5) Mixolídio
6) Eólio
7) Lócrio

  Acima, eu coloquei os graus que você irá colocar no início da escala. Cada modo grego corresponde a uma escala alterada. Para você construir um modo grego você deve fazer o seguinte:

Pegue a escala de Dó:

C D E F G A B C

Troque o inicio da escala pela nota da frente, exemplo:

D E F G A B C D

  Pronto! Você descobriu como construir o modo dórico D (Olhe na tabela acima os graus das trocas das tônicas e seus respectivos nomes).

Outro exemplo:

Eu quero descobrir o modo mixolídio de A.

Pego sua escala natural:

A B C# D E F# G# A

  Como eu sei que o modo mixólídio começa a partir do 5º grau da escala, eu vou colocar na tônica a nota E:

E F# G# A B C# D E 

 Pronto, repita os procedimentos nos outros modos e você estará praticamente pronto para improvisar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário