quinta-feira, 22 de julho de 2021

Saiba como dedilhar com palheta

 


    Vamos dar algumas dicas para você que deseja dedilhar com palhetas.

    Vamos para o princípio básico que é segurar a palheta corretamente! Com a palma da mão virada para o seu corpo, dobre todos os dedos, na direção do centro da palma. Coloque a palheta entre o polegar e o indicador, com a ponta dela diretamente para o seu peito. Agarre-a de maneira firme, deixando apenas alguns centímetros de espaço livre. Muitos problemas com as palhetas acontecem pelo fato do músico segurar perto demais da base, deixando-a frouxa. Então fique atento.
   É fundamental entender que o segredo de um bom dedilhado está no pulso. Para dar firmeza, mantenha o seu cotovelo junto ao instrumento, usando somente a mão para dedilhar. O braço tem que ficar parado.
   Um ponto importante no dedilhado é a percepção nos vários tipos de sonoridade. Dedilhar as cordas em vários pontos diferentes do violão irá garantir um som mais bonito e com a “intenção musical” correta. Próximo a boca  da caixa de ressonância, você irá perceber como o som soa mais grave. Já perto do cavalete, a sonoridade é mais aguda e metalizada.
   O padrão rítmico mais básico no dedilhado é alternar o movimento da palheta fazendo de baixo pra cima em cada corda (BCBCBCBC) Baixo, Cima, Baixo, Cima, Baixo ,Cima, Baixo, Cima.
   Faça esse exercício de maneira devagar, trocando os acordes com a mão esquerda, e dedilhando com a mão direita, todas as cordas que fazem parte do acorde. Utilize um metrônomo! Ele irá ajudá-lo a manter o ritmo! Com o tempo aumente a velocidade e verá que com o tempo terá melhor controle dos dedilhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário